Pesquisar neste blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ARTE COM OS ESQUELETOS DAS FOLHAS!

        
O origem da técnica de esqueletização:

Um processo que ocorre espontaneamente na natureza. Ao consumir a clorofila de uma folha, larvas e insetos revelam suas complexas e fascinantes venações, que são suas estruturas vasculares. No esforço de imitar a natureza para trazer à luz toda a beleza escondida sob o manto verde da clorofila das folhas, artesãos desenvolveram há centenas de anos o processo de esqueletização. Consta que já era praticado na China na era da dinastia Ming (século 14) e há relatos da época vitoriana (século 19) mencionando os phantom bouquets confeccionados com folhas esqueletizadas para impressionar a nobreza da Inglaterra.
O processo:

A colheita das folhas é feita no dia anterior à produção. São usadas principalmente folhas decíduas, que caem das árvores num processo natural de renovação. As folhas são cozidas em alta temperatura e em seguida lavadas uma a uma, com grande cuidado, para que a clorofila seja removida, revelando suas nervuras. Em seguida são colocadas para secar ao natural, algumas individualmente e outras em maços. Podem ser deixadas na cor natural, que apresenta tons terrosos e neutros, e podem também ser clareadas e tingidas nas mais diversas cores.
 
O produto:
Dedicada à esqueletização de folhas naturais e à confecção de fino artesanato com essa matéria-prima, a SkeletonLeaves nasceu de uma admiração pela beleza das folhas e da vontade de eternizá-la em produtos que mostrem todo o seu encanto. Trabalhando com as mais variadas espécies e apurando o ponto ideal de cocção de cada uma, a SkeletonLeaves desenvolveu um catálogo de folhas com alto índice de esqueletização, que têm aparência muita delicada, algumas assemelhando-se a rendas de finíssima trama, outras a organzas de seda, outras ainda lembrando o oriental papel-arroz.

Celulose pura, as “folhas-esqueleto” são superduráveis, flexíveis e moldáveis, emprestando sua beleza a um sem-número de aplicações. Elas podem ser usadas individualmente, para decoração e revestimento, em embalagens, luminárias, móveis, paredes; para a arte floral, na confecção de flores dos mais variados formatos; para aplicação em artigos de papelaria, em scrapbooking etc. Em tons naturais, neutros, assim como clareadas ou tingidas nas mais diversas cores, as folhas da SkeletonLeaves oferecem uma extensa cartela de opções decorativas.
 

O processo é simples: Use folhas grandes, com nervuras bem pronunciadas e que já estejam separadas do caule há algum tempo (por favor!). Ferva as folhas em uma mistura de 80 gr. de bicarbonato de sódio e 3/4 de litro de água, até que a “carne” comece a soltar. Retire da água e coloque-a sobre um pano de copa limpo. Esfregue “gentilmente”, como um objeto não cortante, para retirar o restante da polpa (puxe quando soltar). Depois coloque o esqueleto sobre uma folha de papel e borrife levemente um pouco de água oxigenada, para clarear o “esqueleto”. Deixe secar e está pronto :)

Fonte: PROJETO E FOTOS SKELETONLEAVES e amatéria no ESPIRIT CABANE

Mais informação dicas. de decoração, através da reciclagem de diversos , matérias acesse a página: