Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Luminária de Barbante


Você vai precisar de:

- Cola Cascorez (essa da foto)
- Balão/Bexiga/Bola.. eu utilizei um balão de numero 9, pois o formato dele é como uma bola, bem redondinho e não uma coxinha, como os que vendem em mercado..
- Barbante (escolha um de sua preferencia)
- Duas latinhas (ou 1 vaso que te de suporte, para fixar o balão), a segunda você vai utilizar para dissolver a cola na água.
- Pincel (bem limpinho para passar a cola, eu comprei um bem baratinho pra usar somente pra isso..)
- Fita adesiva larga(pra fixar o balão na lata)
- Água (para diluir a cola, lavar MUITAS vezes a mão
- Um bocal, ou vela..



Pra começar, encha bem o balão, ate que fique no tamanho desejado pra sua luminária, eu fiz a minha bem redondinha, pouco maior que uma bola de futebol 
Corte um pedacinho de fita adesiva (utilize uma bem larga, dessas grandonas, pra que alcançasse bem o balão e a latinha).
Fixe o balão com a latinha, como na foto:
       Com a ajuda do pincel passe a cola (SEM dissolver em água), em todo o balão, com cuidado para não escorrer (NÃO se esqueça de forrar bem o local onde você esta trabalhando, pois essa cola cola mesmo!!

Ficara assim:
       Com calma, comece a enrolar, o barbante ao redor do balão, no inicio não faz diferença a direção que você escolhe, lembre-se somente que você terá que cobrir praticamente todo o balão, então vá enrolando em diferentes sentidos!
Para fixar bem a ponta final do barbate, (no caso de você estar utilizando um barbante, cortado em meadas, como o meu), passe a pontinha em baixo de uma das voltas dadas em volta do balão, para que a mesma fique bem firme.. continue assim por diante.. Lave a mão sempre que necessário.. pois vai ficando toda grudenta.

 
Quando você notar, que algumas voltas estão ficando muito levantadas como essa da foto:
Na próxima volta passe ela bem firme sobre a linha levantada e puxe bem, dando a volta e fixando assim a levantada.
Conforme você for enrolando, verá que pode ir prendendo com mais forca o barbante.. pois as outras voltas (camadas) de barbante, vão dando uma proteção ao balão, e este não estoura (muito difícil), eu puxe bem, vá apertando o barbante, pra luminária ficar bem redondinha e firme..
Quando sua luminária estiver mais ou menos coberta, como na foto:
Dissolva um pouco de cola em água ( medidas iguais/ a medida de cola e água), e passe aleatoriamente sobre o barbante...  Nessa altura sua mão já estará bem grudenta.. Então lave sempre que necessário, pra não complicar na hora de passar o barbante
 Continue enrolando o barbante, agora tome cuidado de tentar cobrir todos os buraquinhos, ou partes em que não foi passado o barbante, utilizando um balão bem colorido, você consegue visualizar bem onde não tinha passado.. TOME O CUIDADO de passar, variar vezes sobre as beiradas, entre o balão e a latinha (ela será seu bocal).
Depois de acabado, passe a mistura água e cola, sobre toda a luminária, com cuidado, mas sem esquecer nem um pedacinho.. (isso fará com que sua luminária escureça um pouco o tom..), pra que ela fique bem firme!

Veja uma seca e a outra molhada:
Deixe secar BEM, Até que não se veja mais a cola.. Aproximadamente 8 horas.. ( deixe de um dia pro outro...)
Após verificar que está bem sequinha, ela ficara bem firme... Pode retirar a fita adesiva, com cuidado e furar próximo ao nozinho da bola( se não estourou quando você retirou a fita...)
Retire com cuidado o balão estourado, e a cola que secou..

Esta PRONTA sua luminária.. Você pode fixar ela a um bocal.. ou utilizar com uma vela.. fica charmoso e lindo em  qualquer lugar Pode pintar, decorar... como quiser!!! Olhem essa foto de algumas pintadas, achei no google, pra ver como fica:

Fonte: Blog tudobemfeitinho

Mais sugestões de Reciclagem na nossa homepage no  Facebook

9 comentários:

  1. AMEI! Estava procurando um passo a passo ... Comecei a fazer a minha agora! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Magnífico..

    Coisas simples que tem valores imensos,,Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! Vou tentar fazer.. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Sim, Silvia. Mas, a marca desta cola que é reconhecida como mais aderente.

    ResponderExcluir
  5. O que posso estar fazendo de errado, quando eu deixo secar, depois de umas horas o balão estoura. Help !!

    ResponderExcluir